Ontem foi um dia meio tumultuado pra eu assistir um filme do festival. Eu queria ver o documentário sobre Sam Peckinpah que estava rolando no Botafogo, porém quando cheguei no local a sessão já estava lotada. E dá-lhe Gabriel voltando pro hotel (e pagando mais um metrô) pra abrir a programação e não perder o ritmo de um filme por dia. Imprevistos superados, foi no Roxy em Copacabana que acabei ficando.
Em 1975, Bon Scott (do AC/DC, caso você seja um farizeu inculto e tenha um péssimo gosto, kkkk) já ecoava em sua vós um mantra que serviria para todas as bandas do passado (hoje só precisa um pai famoso, adolescentes mimados e um monte de jabá): "It's a long way to the top, if you wanna Rock'n'roll".
Neste mesmo ano, um grupo de mulheres se reuniu para botar pra quebrar os amplificadores e representam exatamente a frase descrita acima, a banda era The Runaways e a biografia de seu sucesso fugaz no melhor estilo Live Fast, Die Young (exceto que ninguém morre nesse filme, mas é por pouco) retratada pelo livro Neon Angel: A Memoir of a Runaway escrita pela ex-vocalista Cherie Currie e filmado em The Runaways - Garotas do Rock de 2010. O filme é estrelado por Dakota Fanning, Kristen Stewart e Scout Taylor-Compton (interpretando Lita Ford) e dirigido pela diretora de clipes Floria Sigismondi.
A história da banda é mostrada pelo ponto de vista das duas integrantes mais problemáticas: Joan Jett (Stewart) e Cherrie (Fanning). A primeira uma pré-punk rebelde que sofria com o preconceito de ser uma guitarrista mulher em um mundo de homens (com dificuldades até de conseguir professor) e a segunda, na época uma garotinha de 15 anos, que ganhou a vida adulta cedo demais ao ser descoberta pelo produtor Kim Fowley (Michael Shannon) graças ao seu visual inspirado em David Bowie, para integrar uma primeira banda de rock pesado integralmente formado por mulheres.
Da infância problemática pelo alcoolismo do pai de Cherrie aos ensaios em um trailer e depois os abusos com a vinda do sucesso, tudo é mostrado ao som de muito rock e, gente, acho que não preciso escrever muito mais para que vocês saquem o que estou dizendo.
Talvez meu maior caso com a produção, é que pra quem acompanha o Rock, a história não é nenhuma novidade, exceto talvez pelo gênero das integrantes e pela idade das garotas: No âmago podia ser a biografia de Keith Moon, Brian Jones, Eric Clapton, Janis Joplin, Jim Morrison... Escolha seu viciado, é "sexo, drogas e rock'n'roll" e ponto. A banda que é formada praticamente ao acaso, explode em sucesso, seus integrantes tem problemas com a pressão, drogas e egos inflados e acabam se separando, isso em questão de meses. É isso... Muito embora tenham alguns momentos únicos que extrapolem a "mesmice" do gênero, com as garotas se comportando muito pior que muito punk por aí, ainda assim tenho minhas dúvidas com a precisão histórica da produção.
O filme é bem compassado e com uma boa integração do elenco, Kristen consegue sair ilesa ao retratar Joan Jett, embora tenha faltado um pouco de fúria em sua interpretação. Já Fanning pegou um rabo de foguete ao retratar uma garota ao mesmo tempo inocente e precoce, uma chave de cadeia como diz o produtor no decorrer do filme e está muito bem, embora um pouco deslocada. Contudo o grande motivo de muitos marmanjos irem ao cinema será o beijo lésbico entre Fanning e Kristen que acontece lá pelo começo do terceiro ato da película.
Uma limitação é que ao constar somente estes dois pontos de vista, não sabemos exatamente o que ocorre com as outras integrantes, por exemplo, Lita Ford, que se tornaria uma estrela de grandeza igual ou talvez maior que Joan Jett (mas isso já é outra discussão). Ao final das contas, os fãs do bom rock irão aproveitar mais, pela ambientação, pela trilha sonora e um pouquinho pelas bad trips das garotas, já quem pretende ver somente um filme de Kristen Stewart enquanto não estréia o último filme da saga (saga?) Crepúsculo, vai chupar o dedo. Pelo menos, que ouçam The Runaways!

PS.: Acabo de ler no IMDb que Lita Ford não liberou os direitos de sua história para ser contada no filme. Será que Lita assistiu Halloween do Zombie e não quis que Scout Taylor-Compton estragasse seu visual? A conferir...

Trailer: