Primeiramente peço desculpas pela demora entre as atualizações, estou envolvido na migração dos artigos do site antigo para o novo Boca do Inferno e portanto estou deixando o blog um pouco de lado. Então, sem mais delongas, três análises rápidas sobre um gênero perdido: O Naziexploitation.



The Beast in the Heat (SS Hell Camp/La bestia in calore, 1977) - Cotação: ***
Link: IMDb

Um filme bizarro para se dizer o mínimo: Uma doutora nazista usa cobaias de um campo de concentração para experiências dolorosas e humilhantes... Até aí o Naziexploitation padrão, mas uma das experiências consiste em jogar as judias em uma jaula com um ser bestial criado em cativeiro para serem brutalizadas. Bem, não passa de um homem de estatura pequena feio pra caceta, mas dá para pegar o recado.
Enfim, é um filme chato, pois passa muuuuuito tempo com os rebeldes fora do campo de concentração armando sabotagens e discutindo planos para derrubar os nazistas, é chato demais, tira um bocado de tensão e de atenção do espectador, é um tanto inocente também, contudo leva a cotação acima, pois tem um par de cenas mais impactantes em uma delas, a "besta" do título arranca os pelos pubianos de uma cativa com as mãos e ela sangra bastante. No mais dá para usar muito o FF sem perder conteúdo. É um filme na lista negra dos vídeo nasties.

Trailer:





Red Nights of Gestapo (Le lunghe notti della Gestapo, 1977) - Cotação: ***1/2
Link: IMDb

Mais profissional que o antecessor e menos convencional que os Naziexploitations mais conhecidos, a história gira em torno de alguns industriais alemães que temem a derrota de Hitler na segunda guerra e estão dispostos a conspirar contra o Reich para se render aos aliados. A Gestapo descobre o plano e ao invés de fuzilá-los contra a parede, recruta mulheres com algumas peculiaridades, com o objetivo de encontrar as fraquezas sexuais dos industriais e usar a orgia para derrubar a conspiração.
Este filme segue uma linha diferente, não se passa dentro de campos de concentração e isso já é um ponto pró. Muita nudez, danças estranhas, personagens bizarros e cenas de sexo, porém sem um nível exagerado de violência como se poderia esperar de um Naziexploitation, aliás, não fosse algumas chicotadas e mortes mais para o fim do filme, poderia ser exibido no cine-privé. Minhas ressalvas ficam com relação somente a tentativa sem sucesso de fazer o filme parecer mais profundo do que realmente é, acaba que torna o roteiro um fardo de se compreender.

Trailer: Sorry, não consegui encontrar nenhum.



Gestapo's Last Orgy (L'ultima orgia del III Reich, 1977) - Cotação: ****1/2
Link: IMDb

Tenho um novo campeão. Eu não sou um expert em naziexploitations, mas dos que eu vi, este é o melhor. Em todos os sentidos: É vil, revoltante, violento, mas também é sedutor, intrigante e excepcionalmente bem filmado.
A história é padrão: Garotas judias são colocadas em um campo de concentração para passar o pão que o diabo amassou com os nazistas, a diferença é que uma delas permanece firme e resistente a todas as torturas, isso intriga o comandante que aos poucos vai se apaixonando pela moça.
Tudo cheira a filme de arte, os ângulos, as falas, e até a narrativa é em formato de flashback: a produção abre com a mocinha chegando ao campo desativado para se encontrar com seu amante, o ex-comandante nazista e através das lembranças dela, a história se desenvolve.
E nada é poupado aos olhos e ouvidos do público, os diálogos marcantes e insanos de um professor sobre a superioridade ariana, a exibição de slides em que o comandante subverte as judias com os abusos cometidos as mulheres até envolvendo consumo de merda, uma garota que é flambada viva em conhaque na mesa do jantar dos nazistas logo depois que comem a carne de uma outra delas.
Enfim, descrever é pouco e coloco esta produção lado a lado na minha prateleira com Caligula, Saló e Cannibal Holocaust (cada um com sua devida proporção, obviamente), pois apesar de não ser um marco como os citados é um filme que serve mais do que só para ser assistido, mas para ser apreciado e estudado. Não obstante também foi parar na lista dos vídeo nasties da Inglaterra.

Não consegui achar o trailer, mas seguem os créditos finais do filme:



Confira os primeiros 10 minutos de Gestapo's Last Orgy Neste Link