The Texas Chainsaw Massacre 2 - Gruesome Edition
Distribuidora: MGM
Ano de Lançamento: 2006

Conteúdo

- Apresentação em Widescreen (1.78:1) com Áudio 2.0;
- Legendas em inglês, espanhol e francês;
- Comentário em áudio do diretor Tobe Hooper e David Gregory (diretor do documentário Texas Chainsaw Massacre: The Shocking Truth);
- Comentário em áudio com os atores Bill Moseley, Caroline Williams e o maquiador Tom Savini;
- Cinco cenas deletadas;
- Documentário "It Runs in the Family";
- Seis galerias de fotos;
- Trailer de cinema.

Análise

Um filme caricato e absurdo que entretanto possui um certo charme pra mim, mas enfim... Como este não é o foco desta análise, vamos a mais recente edição do DVD lançado nos Estados Unidos: Visto pelo lado técnico, a imagem da apresentação principal foi bem tratada para o lançamento e as imperfeições passam em branco. O som original é limpo e cristalino com uma mixagem bem feita, fiel a qualidade de cinema ficando a grande falta de uma opção de som Sorround 5.1.

Nos extras, acredito que esta versão contém o máximo de informações que você pode obter sobre esse filme: A despeito do grande alarde da embalagem, Tobe Hooper não fala tanto quanto poderia (e deveria) na sua faixa de áudio e quando fala é mais sobre aspectos técnicos ou sobre sua relação com a Cannon, ficando um pouco evasivo quando é arguido por David Gregory, assim fica menos interessante do que se poderia esperar do diretor. Em contrapartida é divertidíssima a faixa de Bill Moseley, Caroline Williams e Tom Savini, sempre rindo muito da precariedade de algumas cenas, contando histórias dos bastidores ou simplesmente se divertindo enquanto assistem ao filme.

A grande atração do DVD é o documentário que se divide em seis partes distintas, cada um abordando um tema diferente e inclui entrevistas com L.M. Kit Carson (roteirista, fazendo um mea-culpa sobre a história que chega a ser cômico), Richard Kooris (diretor de fotografia), Cary White (desenhista de produção), Tom Savini (maquiagem) e os atores Bill Johnson (Leatherface), Caroline Williams (Stretch), Lou Perryman (L.G.), Bill Moseley (Chop Top) entre outros, falando sobre a elaboração do roteiro e como ele só ficou pronto alguns dias antes do fim das filmagens, o recrutamento do elenco, a criação dos fantásticos efeitos especiais - sem dúvida o melhor do featurette, repleto de informações e curiosidades - e aspectos mais técnicos como iluminação e cenários.
É de se destacar quando todos os envolvidos desabafam que a data que eles nunca vão esquecer foi 4 de julho de 1986, o último dia em que todos ficaram livres daquele sufoco. É um featurette longo (92 minutos), bacana de um modo geral e bem "educativo" - principalmente quando fala das limitações e dificuldades de produção - peca apenas por usar muitas cenas do filme (talvez pra fazer volume), as cenas de bastidores que creio que deveriam estar em um capítulo extra a parte e principalmente por não trazer entrevistas com alguns dos realizadores chave - leia-se Tobe Hooper (que nos deve algumas explicações) e seu "parente distante" Dennis Hooper (que deve estar com vergonha de estar envolvido na produção) - e desta forma o documentário acaba virando um making-of em "terceira pessoa", porque não raramente os entrevistados dizem: "Tobe me mandou fazer isso...", "Tobe queria que fosse daquele jeito...", incomodando bastante. Quem sabe numa futura “Ultimate Edition”? :-p
As cenas cortadas são pequenas, contém uma breve introdução em cada uma e são apresentadas com uma qualidade pífia, porém como os cortes não foram significativos para a história este featurette não passa de uma adição curiosa, entre elas uma seqüência alternativa dos créditos de abertura e uma versão estendida da morte de Chop Top em que ele “explode” dentro do cano.

Vale a pena conferir também as vastas galerias de fotos que contém toda a sorte de materiais promocionais, fotos por trás das câmeras, pôsteres e memorabilia que somado com um trailer de cinema fecha o pacote.
Os realizadores juram de pés juntos que a versão idealizada pelo diretor Hooper era muito melhor, aterrorizante e ficou em algum lugar além do arco-íris, mas melhor que essa vai ser difícil encontrar. Como o preço do DVD gringo é baixo, para quem manja um pouco de inglês o investimento é valido para os poucos fãs da película.

Cotações

Filme: 3
Video: 5
Áudio: 4
Material Adicional: 4
Replay: 3

1 gritos:

nightrider disse...

onde eu encontro o filme massacre da serra elétrica 2 com estes extras???