The Texas Chain Saw Massacre - Ultimate Edition
Distribuidora: Dark Sky Films
Ano de Lançamento: 2006

Conteúdo

Disco 1:

- Apresentação em Widescreen (1.78:1) com opções de áudio em Sourround 5.1, Stereo 2.0 ou original Mono;
- Legendas em inglês ou espanhol;
- Comentário em áudio com os atores Marilyn Burns, Paul A. Partain, Allen Danziger e o diretor de fotografia Robert A. Burns moderado por David Gregory (diretor do documentário Texas Chain Saw Massacre: The Shocking Truth);
- Comentário em áudio com o diretor Tobe Hooper, o diretor de fotografia Daniel Pearl e Gunnar "Leatherface" Hansen;
- Dois trailers de cinema (um da distribuidora Brainston e outro da New Line);
- Três spots de TV e dois spots de rádio;
- Trailers de outros lançamentos da Dark Sky Films.

Disco 2:

- Documentário de 2002 chamado Texas Chain Saw Massacre: The Shocking Truth com 73 minutos;
- Documentário de 2006 chamado Flesh Wounds com 74 minutos;
- Tour na casa da família Sawyer com Gunnar Hansen;
- Cenas deletadas e outtakes;
- Blooper reel;
- Outtakes de "The Shocking Truth";
- Dr. W.E. Barns apresenta "Fazendo Grandpa";
- Galerias de Imagens.

Análise

No disco 1 a transferência do vídeo ficou excepcional, levando em conta que o filme foi rodado em 16mm, o pessoal da Dark Sky fez um excelente trabalho, ainda que haja pequenas imperfeições de imagem. Como divulgado, a transferência foi em alta definição o que significa que num futuro não muito distante teremos um BluRay ou HD-DVD de Texas... lançado por aí (a propósito, já lançado nos States).

O som permanece um pouco abafado nos novos remixes de áudio (2.0 e 5.1), porém não se podiam esperar milagres de uma produção de baixíssimo orçamento como foi.
Ambos os comentários em áudio são pautados pelo bom humor por causa da escolha das pessoas que estão em cada um. Explico, enquanto em suas respectivas faixas Robert Burns, Tobe Hooper e Daniel Perarl são mais técnicos em seus comentários, os atores trazem curiosidades e suas emoções em um contraponto bacana, tornando ambos bem explicativos e interessantes. Para mim a grande ausência na versão nacional já fora de catálogo. Trailers e spots são carne de vaca, contudo não deixam de ser uma boa aquisição, sendo que o filé, claro, está no disco 2.

As cenas deletadas são muito mais extensas do que as que se encontram no DVD nacional lançado a muuuuuito tempo pela Flashstar. Só para ter uma margem de comparação, a edição nacional possuía cerca de 14 minutos de material, a versão "ultimate" contém 25 minutos.
O featurette "Blooper Reel" contém 2 minutos de divertidos erros de filmagens, quase todas as cenas já conhecidas do público brasileiro, porque estão contidas no DVD nacional.
Com um tempo total de 8 minutos, a tour com Gunnar feita em 1993 e depois de reformada, virando um restaurante no ano de 2000 é coisa para fã hardcore, interessante é VER como a casa ficou bonita depois de reformada, contudo não é tão explicativo como os demais extras.

"Making Grandpa" é uma galeria de imagens que mostra passo a passo como o Doutor W.E. Barns transformou um jovem bem apessoado e saudável em um velho decrépito utilizando técnicas de maquiagem e de cirurgia plástica. As galerias de imagens são separadas por categorias e incluem inúmeros materiais promocionais, pôsteres e arte de divulgação.
E obviamente o destaque fica por conta dos dois documentários, um complementando o outro: O primeiro é o tipico Making Of e divide-se em entrevistas com os envolvidos no original (Marlyn Burns, Gunnar Hansen, Paul A. Partain, Tobe Hooper, entre outros), fãs famosos (Ted Nicolaou, William Lustig, etc.) e os envolvidos nas continuações (Caroline Williams, Edwin Neal, Jeff Burr).
Este featurette esclarece coisas que eu pessoalmente nunca soube sobre o filme, exemplos: Para a cena do jantar ficar pronta, produção e elenco ficaram no set por 28 HORAS seguidas (ou até mais) sob o calor do Texas numa casa sem ventilação (e com Gunnar suando muito). O final precisou ser re-filmado e segundo Marilyn Burns o desespero dela no final do filme é verdadeiro, pois ela já não estava mais agüentando a estafa do projeto. Que a distribuidora que Tobe arrumou era comandada por um mafioso e que aos poucos foi deixando os realizadores fora do negócio. Enfim, curiosidades mil.

O documentário mais recente é particionado em 7 partes. Divide-se em entrevistas com os envolvidos que não foram abordados no documentário anterior (Edwin Neal, Daniel Pearl e o Dr. W.E. Barns), conta com detalhes o que aconteceu com a casa onde foi rodado o filme, um passeio com Gunnar Hansen na sua residência no Maine e o que andou fazendo após Leatherface e um giro pelas convenções do gênero com depoimentos de Tom Savini, Tom Sullivan (maquiagem: Evil Dead) e Terry Lofton (Diretor: Nailgun Massacre). A parte mais emocionante do documentário é o "in memorian" de Paul A. Partain (Franklyn), Jim Siedow (Cozinheiro) e Robert Burns (diretor de arte) falecidos entre o documentário de 2002 e 2006.

Do lado de fora, não poderia deixar de citar para a belíssima caixinha em metal que se destaca entre aquelas Aramay manjadas e são um atrativo visual na prateleira de qualquer colecionador.
Resumindo um DVD que reúne tudo o que o amante do terror deseja saber sobre a produção e com um pouquinho mais. Senhores distribuidores brasileiros olhem com carinho este lançamento obrigatório.

Cotações

Filme: 5
Vídeo: 5
Áudio: 4
Material Adicional: 5
Replay: 5