Distribuidora: Playarte
Ano de Lançamento: 2007

Conteúdo

- Apresentação em Widescreen 1.78:1
- Áudio em Inglês 2.0 Dolby Digital, Inglês 5.1 EX, Inglês 6.1 DTS-ES e Português 2.0
- Legendas em Português e Inglês
- The Saw is Family: Making Leatherface - Making-of
- "We Knows What To Do With Them Parts" - cenas excluidas
- Final Alternativo

Análise:

O filme é polêmico entre os fãs da série e de qualidade questionável e por isso mesmo é de se admirar que seja lançado no Brasil em épocas tão turbulentas na distribuição, contudo ainda assim a Playarte conseguiu caprichar neste renegado do final dos anos 80.
A apresentação principal possui uma transferência muito boa, tirando as cenas noturnas que perdem muitos detalhes - mas como metade do filme se passa de noite, a atração fica levemente prejudicada.
Tal qual 90% dos DVD's nacionais, esqueça a dublagem horrível e prefira a qualidade do som original, disponível vários remixes e em uma clareza espantosa.
Então vem o que realmente interessa, os featurettes: Primeiro fiquei com muita dó do diretor Jeff Burr ao assistir o documentário "The Saw is Family: Making Leatherface" disponível no DVD com seu depoimento sobre a pressa e a indignação pelos cortes que precisou fazer para viabilizar o filme. São os 27 minutos mais esclarecedores da saga de Leatherface compondo um extra obrigatório.

Esse featurette é mais que um mero making of, mas um veículo oportuno para que o diretor Jeff Burr exorcize O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA com todos as suas frustrações e problemas, especialmente com a censura (em outro documentário, "Texas Chain Saw Massacre: The Shocking Truth" ele desabafa: "Quem assiste a versão de cinema pensa que o diretor é um incompetente..."). Além de Burr, Gregory Nicotero (Maquiagem e Efeitos Especiais), Mark Ordesky (vice-presidente da New Line), Robert Engelman (Produtor), David Schow (Roteirista) e os atores R.A. Mihailoff (Leatherface) e William Butler (Ryan, que curiosamente já foi morto por Jason, Freddy e Leatherface) comentando pela trilhonésima vez sobre a influência de Ed Gein na concepção de Leatherface, como a franquia caiu nas mãos da pequena New Line Cinema, dizem como foram as filmagens na Califórnia (hahá, e você pensando que fosse no Texas, hein?) bem como suas impressões pessoais com o filme, contudo o grande atrativo é a citada descrição das dificuldades de classificação da MPAA que atrasou o lançamento (de Novembro de 1989 foi para Janeiro de 1990) e restringiu fatalmente o sucesso - sendo apenas o 11º no fim de semana de lançamento. Em uma frase Jeff sintetisa tudo: "Hoje eu posso dizer que foi uma experiência positiva, na época eu não imaginaria dizer isso".

O pacote não ficaria completo sem as cenas cortadas e todas elas estão lá, intercalados com depoimentos e comentários de Jeff Burr, Nicotero com rápidas cenas dos bastidores. Se você quer saber porque a MPAA odiou tanto a versão original, este extra de quase 10 minutos vai te dar uma boa dimensão disso.
E pra terminar o pacote, o excelente final alternativo (5 minutos) que foi trocado por outro completamente sem sentido por causa das orientações nos testes de audiência.

A principal ausência é certamente uma faixa de comentário em áudio do diretor e o depoimento dos atores principais (Viggo Mortensein e Ken Foree, estou falando com vocês!) que transformariam o DVD em uma aquisição obrigatória, mas dado os eventos que cercam o filme é um produto mais do que satisfatório.
E fica aqui registrado meus parabéns para a Playarte que resolveu lançar essa controversa produção em um DVD nacional bacana e esperançoso que lancem a também controversa segunda parte da série em terras brazilis também.

Cotações:

Filme: 2
Vídeo: 3
Áudio: 5
Material Adicional: 4
Replay: 3

(Imagens gentilmente furtadas do Boca do Inferno)

2 gritos:

João Sciani disse...

Olá, Gabriel.

Muito boa matéria, não sabia que as cenas deletadas estão incluidas no DvD,fiquei com vontade de comprar o Dvd, mas o preço é bem salgado(40,00 nas livrarias).Tenho a antiga fita lançada pela Lk-Tel, mas é a versão cortada.

Anônimo disse...

continuously i useԁ tο rеad smalleг poѕts
whiсh аs wеll сlear thеir motivе, аnd that is
alsο happening with thіs paragгaрh
whiсh Ι am гeаԁіng
now.

Also vіsіt mу web ѕite :: houston garden centers pasadena tx