"O Tablóide vai analisar algumas edições especiais de DVD's lançadas no Brasil e nos states. Lembrando: O foco não é nos filmes, mas na qualidade do material do DVD."

Título: The Bird With The Crystal Plumage - 2 Disc Special Edition
Distribuidora: Blue Underground
Ano de Lançamento: 2005

Disco 1

- Apresentação Widescreen 2.35:1;
- Indiomas: Italiano em 5.1, Stereo ou original mono e Inglês em DTS-ES 6.1, 5.1, Stereo ou original Mono;
- Legendas em Inglês;
- Comentário em áudio com os jornalistas Alan Jones e Kim Newman;
- Trailer Internacional e Italiano;
- Spots de TV;

Disco 2

- Out of the Shadows - Entrevista com o diretor Dario Argento;
- The Music of Murder - Entrevista com o maestro Ennio Morricone;
- Painting With Darkness - Entrevista com o diretor de fotografia Vittorio Storaro;
- Eva's Talking - Entrevista com a atriz Eva Renzi.

Análise

A distribuidora estadunidense Blue underground é famosa por valorizar bastante os filmes que se propõe a lançar e com o debut de Dario Argento não é diferente. E começa com a apresentação principal e as muitas opções de áudio, diferentemente da maioria dos filmes italianos lançados nos Estados Unidos, esta edição de The Bird With The Crystal Plumage contém o áudio em italiano, e melhor, em Dolby Surround, apesar do som possui um pouco de abafamento em italiano, ele fluir cristalino na versão dublada em inglês.
Alan Jones (escritor do livro/guia Profondo Argento) e Kim Newman provem um artigo em forma de comentários em áudio, ou seja, pautado bastante nas peculiaridades do filme, contudo mais voltado para suas próprias opiniões pessoais. Como uma conversa entre amigos discutem muito sobre o sub-gênero giallo e o estilo de Argento, obviamente não poderia ser diferente já que não estavam envolvidos na produção.
A transferência do vídeo foi feita com capricho e quase não se vê imperfeições, uma ou outra granulação que são típicas desta época. Nenhuma, entretanto, que atrapalhe ou deprecie a qualidade do filme.
O disco 1 ainda possui dois spots de TV com 30 segundos cada, o trailer italiano e o trailer internacional com 3 minutos cada um.

No disco 2 a primeira e principal atração é a entrevista de 18 minutos com o diretor Dario Argento onde nos conta sobre o princípio de sua carreira como crítico de cinema até escrever The Bird With The Crystal Plumage, as dificuldades em ser um novato no cinema, seu relacionamento turbulento com o ator Tony Musante (que interpretou o papel principal) e a sua enorme obsessão pelo sexo feminino nos seus trabalhos. Dario conta que o produtor Goffredo Lombardo odiou o filme na primeira vez que viu e por muito pouco ele não foi distribuído, ao fim Argento assinou um contrato de mais três filmes com a companhia de Lombardo.
O destaque é a descrição que o diretor faz da cena em que o marido de Mônica cai da janela do prédio em que mora: Para realizá-la a câmera foi amarrada a uma corda e largada a seis andares de altura, porém por um erro de cálculo, a elasticidade da corda fez com que o aparelho se estatelasse no chão.

Vittorio Storaro provê informações mais técnicas em seus 10 minutos de depoimento, falando sobre o estilo de grande contraste entre luz e sombras - algumas vezes usando a completa escuridão - para chegar aos objetivos de Dario, o que gerou alguns conflitos entre ambos, terminando pacificamente de maneira harmonica.
É interessante, mas uma pena que Storaro fale mais sobre as características do cinema dos anos 70 e a importância que o diretor de fotografia adquiriu através dos tempos do que sobre The Bird With The Crystal Plumage.
Ennio Morricone também é entrevistado em um featurette de 8 minutos. Curto, mas bastante curioso, Morricone nos revela mais sobre suas inspirações para The Brid... Seu relacionamento como vizinho de Salvatore Argento e seu filho Dario na Itália e fecha com uma síntese emocionante de todo o trabalho do grande maestro. Imperdível.
Terminando, uma breve entrevista de 11 minutos com a estrela do filme Eva Renzi, contudo seu depoimento infelizmente é muito decepcionante, pois ela passa quase todo o tempo reclamando sobre sua carreira e das escolhas erradas que fez. Considera a exposição em The Bird... como um ponto negativo, embora tenha gostado da pessoa de Argento. Falando um pouco sobre o cinema alemão, aproveita ao final para descer a lenha no ator Klaus Kinsky. E como curiosidade, Eva faleceu em 2005, não muito tempo depois desta entrevista não chegando a ver o resultado no DVD.

Ao final das contas é uma aquisição excelente se levarmos em consideração que O Pássaro das Plumas de Cristal não é o filme mais famoso ou cultuado do diretor Argento. Para quem quer conhecer mais sobre os primórios de sua carreira ou dos bons giallos ou quer evitar a edição lisa e cara brasileira, este é um item mais do que recomendado.

Cotações

Filme: 4
Vídeo: 5
Áudio: 5
Material Adicional: 4
Replay: 4

1 gritos:

Anônimo disse...

há alguma possibilidade dessa edição ser lançada no Brasil? "O Pássaro das Penas de Pluma de Crital" é um filme extremamente refinado de Argento, msm com as cenas de violência barroca, e está quase no nível de "Suspiria" e "Prelúdio para matar". Com certea eh uma excelente aquisição, ainda mais com todo o material extra q foi apontado, e uma forma de recordar o bom trabalho de um diretor que atualmente caiu na banalidade e quase na infantilidade, eh só conferir seu último filme, "La Terza Madre". Resta alguma esperança para "Giallo", q será lançado ainda este ano.....