Ontem as 21 horas o canal por assinatura A&E marcou a estréia nacional da série Harper's Island, exibida nos Estados Unidos pelo canal CBS, que prometia ser um misto de slasher com os imaginativos mistérios da escritora Agatha Christie aonde todos são suspeitos até o final do livro.
A história gira em torno de um casal bem clichêzinho (noivo pobretão e noiva rica) que está prestes a se casar. O local escolhido para a cerimônia e a festa é uma afastada ilha nos arredores de Seattle que dá nome ao seriado e, aparentemente, é a terra natal do noivo e alguns amigos. O grande problema é que sete anos atrás um serial killer matou seis pessoas na ilha (inclusive a esposa do xerife, cuja filha é amiga de infância noivo). "Um a Um" como uma garotinha sinistra recita na abertura da trama, os convidados e seus parentes vão sendo mortos (um por episódio) e todos são potenciais suspeitos de ser o assassino, que será revelado somente na finale.
O que pude constatar no episódio piloto foi algo significativamente menos empolgante que a premissa. Tá certo que são muitos personagens principais (vinte e cinco, de acordo com o release) e colocar um mínimo de profundidade e ainda contar o passado da ilha com alguma decência é trabalhoso, porém não dá pra deixar de apontar falhas que tiram o interesse 100% no desenrolar da história.
O formato aplicado é muito "novelão" e os personagens são - pelo menos falando pelo piloto - excessivamente bem definidos: os bons, os maus, os malucos, os esnobes, enfim, bem característicos dos dramas seriados estadunidenses e as interpretações em geral não ajudam.A edição é muito mal feita e, principalmente, a grande atração do seriado (a morte fatídica de um personagem por episódio) foi neste piloto muito limpa e sem emoção: A pessoa está viva e em 10 segundos entrou numa situação de perigo e morreu de forma limpa, sem um pingo de sangue e sem nenhum indício de tensão. Talvez por conta da censura...
Porém encontrei pontos positivos: Uma grata surpresa, ainda que apagada no primeiro episódio é a presença de Jim Beaver - o Bobby de Supernatural - como o xerife de Harper's Island e a primeira morte, logo no começo da série e antes da "morte da semana", envolvendo uma pessoa amarrada na parte de baixo do barco que leva as vítmas/suspeitos para a ilha. Muito bem bolada e digna dos bons slashers criativos dos anos 80.
Para fazer um saldo, o episódio foi "medíocre ao extremo" e propaganda demais numa premissa excelente para um resultado tão fraco, tão na linha de "Pânico" do já longínquo ano de 1996. Não foi ruim, mas não posso deixar de dizer, foi decepcionante e agora eu sei porque o público praticamente abandonou a série, o que fez a CBS jogar Harper's Island para o limbo da programação de sábado. Ainda tenho esperança que o seriado diga realmente ao que veio e que as coisas melhorem no episódio seguinte (chamado "Crackle"), contudo ainda estou com aquela pulga chata atrás da orelha...