Notas do Editor: 1) Esse artigo contém SPOILERS dos quatro livros da série Crepúsculo de Stephenie Meyer incluindo Breaking Dawn que ainda não foi lançado no Brasil (acho); 2) É uma tradução livre do artigo Twilight do site Cracked e portanto não corresponde 100% a minha opinião (mas é bastante similar), 3) Todas as vezes que o texto parecer irônico é porque realmente o é e; 4) "Crepulsculetes" imaturas que não aceitam uma piada, não leiam e nem se dignem a comentar. Aos demais, obrigado e boa leitura.

Primeiro, Os Fatos:

1 - A série Crepúsculo contém 4 livros: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Breaking Dawn;
2 - A série Crepúsculo é sobre um vampiro perfeito e uma charmosa garota tola que o ama;
3 - Muitas pessoas levam esses livros a sério;
4 - Estes livros são os "Manos: The Hands of Fate" da Literatura;
5 - Os vampiros cintilam. Sim, é verdade.

Síntese da Série

A série Crepúsculo conta a história de Edward Cullen, um vampiro perfeito que é descrito como um "Adonis" todas as vezes possíveis que a autora pode, e Bella Swan, uma garota "simples" que lê literatura "séria" como O Morro dos Ventos Uivantes porque ele é muito inteligente. Ainda, ela é muito mais avançada que os estudantes da escola que acaba de entrarm mas está tudo bem, porque ela acaba se tornando interessante por ser "desajeitada", pois todo personagem bem desenvolvido precisa ter exatamente UMA falha.

A série também é caracterizada por um estilo de escrita exemplar:

"Você não está com fome?" ele perguntou, distraido.
"Não." Eu não me senti mencionando que meu estômago já estava cheio - cheio de borboletas.

Livro Um: Crepúsculo

A despeito de ser tão óbvia, Bella é admirada por todos em sua nova cidade de Forks, Washington, especialmente Edward Cullen. Originalmente, Edward queria apenas comê-la, mas, desapontadoramente, descobre eventualmente que de fato o que ele sente é amor verdadeiro, e depois de alguns dias eles começam a se encontrar. Depois de duas ou três semanas, Bella está ajoelhando perante ele pedindo para torná-la uma vampira por causa do amor verdadeiro.
Insto não está explícito no livro, mas depois o leitor descobre que Edward ficava do lado de fora da janela do quarto de Bella, a espiando, todas as noites desde que ele a encontrou.
Pouquíssimos dias depois de começar o namoro, Edward a leva para a floresta e revela a verdadeira razão pela qual vampiros não saem no sol: eles cintilam. Este é o ponto de virada do que até agora era um mero livro ruim. Bella engasga e desmaia, e Edward tira a camisa e mostra toda sua infecção por glitter e deita recatadamente na grama. O resto do livro é gasto falando sobre amor verdadeiro e os abdominais de Edward. Beijos frios, mármore, lábios de estátua aparentemente são sexys.
Mais tarde, Bella beija Edward tão forte que ele quase "perde o controle", mas com sorte, como o verdadeiro homem no relacionamento, é seu dever colocar a supra-excitada Bella na linha, então ele diz para ela parar com aquilo.
Trezentas páginas depois do "Eh, você gosta de mim também? Sem essa, eu pensava que me odiava!", o roteiro chega tarde para a festa, bêbada, numa caminhonete velha. Ela vai embora por mais 50 páginas, bate numa árvore, é levada ao hospital e o acidente é raramente tocado novamente no decorrer da série.

Livro Dois: Lua Nova

Começa com Bella receosa por chegar aos 18 anos, em que ela se preocupa em se tornar uma maluca "papa-anjo" porque seu namorado Edward terá 17 anos eternamente. O fato de que um vampiro de 109 anos está sexualmente interessado em uma garota imatura 90 anos mais nova aparentemente não a incomoda. Edward anima ela dando uma fita romântica. Infelizmente, mais tarde, Edward muda de idéia, pega a fita de volta e bota Bella pra escanteio. Ele a deixa na floresta por conta própria, e por ser uma mulher sem senso de direção, ela se perde e quase morre.
Bella gasta o resto do livro ficando louca, imaginando a voz de Edward e participando de atividades ainda mais autodestrutivas. Nesse interim ela forma amizade com Jacob Black, que se torna um lobisomem, mas é muito melhor para ela que Edward. Ela finalmente ganha a atenção de Edward novamente depois que deliberadamente pula de um precipício e quase morre (maldita sorte, o livro teria terminado...). Edward, numa atitude completamente máscula, vai até a Itália para cometer suicídio. Ele tenta isso se expondo no Sol do meio-dia em uma cidade italiana. Como o Sol na verdade não deveria ferir os vampiros de Crepúsculo, precisamos assumir que Edward está torcendo para que alguns machos italianos o vejam brilhando e o espanquem até a morte por ser gay.
Bella se junta com a irmã de Edward, Alice que é normal e muito melhor para ela que Edward, para resgatar seu ex de sua súbita "febre emo". Depois de uma mistura louca que fazem Bella e Edward entrarem temporariamente num livro de Anne Rice, Edward a aceita novamente.

Esse livro ensina duas coisas importantíssimas para as garotas:

1) Se um cara te joga pra escanteio e diz que não te ama mais, ele não quis dizer isso. Tudo que precisa fazer é implorar e destruir sua vida para provar que realmente o ama e ele voltará para te ama-la ainda mais!

2) É perfeitamente legal se enfiar entre caras inocentes, mas decentes, que estão com uma queda por você e então jogá-los para escanteio assim que seu ex-namorado reaparecer e é totalmente normal se o dito ex-namorado te proibir de ver seu velho amigo. Afinal, seu amor pelo seu ex deve ser muito mais forte , porque ele te faz sentir "viva" e "em perigo", pois ele sempre está na beira de te matar.

Livro Três: Eclipse

A trama revolve sobre o vilão do primeiro livro, que está perseguindo Bella. Mas é só um pano de fundo pro roteiro real que é sobre Edward perseguindo Bella. O livro foca a escolha que bela precisa fazer entre Jacob Black e Edward Cullen, dois caras altos, bonitos, devotados com habilidades sobrenaturais. Esse é exatamente o tipo de problema que mulheres normais encaram todos os dias.
No meio do caminho, porém Stephenie Meyer decide que Jacob é muito mais legal que Edward e performa um rápido assassinato de de personagem fazendo ele "estuprar ela pela boca". Bella dá um soco nele e foge, mas depois descobre que o ama, o que nos ensina outras duas lições:

1) Se uma garota diz que não te ama, continue assaltando sexualmente dela. Eventualmente ele vai descobrir que gosta;
2) Cortejar dois caras por anos, porque você 'ama os dois' é perfeitamente aceitavel, desde que em algum ponto você se sinta realmente mau por isso.

Além disso, aprendemos mais sobre os personagens secundários, que como Alice e Jacob, são muito mais interessantes que Edward ou Bella. Isso inclui:

1) Rosalie, irmã de Edward, que realiza um massacre que soa como Kill Bill com vampiros.
2) Jasper, irmão de Edward, que é velho o suficiente para ter lutado na Guerra do Paraguai, e toma parte numa briga de gangues vampiresca.

Infelizmente temos apenas 5 páginas para cada um destes caras. Isso dá mais espaço para Bella e Edward fixar nos olhos um do outro e roubar falas de O Morro dos Ventos Uivantes, em um bom exemplo de como 'mascarar as inadequações de sua própria obra citando outros que realmente podem escrever'.

E Bella pensa um pouco mais sobre vampiros:

"Foi coisa de criança, mas eu gostei da idéia de que seus lábios fossem a última coisa boa que eu poderia sentir. Ainda mais embaraçante, algo que eu nunca disse em voz, eu queria seu veneno no meu sistema."

Cavalheiros e damas, conheçam Bella Swan: 18 anos e já olhando para a morte, ela é a modelo perfeita para sua filha adolescente. Depois de uma comédia involuntária numa batalha final, Bella e Edward decidem se casar, chegando ao fim de mais outras 700 páginas sem nada de sexo.

Livro 4: Breaking Dawn - Aquele com sexo vampírico

Os recém casados Bella e Edwards saem de lua-de-mel e Bella passa um bocado de tempo tentando fazer Edward transar com ela. Nós pensamos que ele está com medo, parcialmente porque ele está com receio de machucá-la com sua super-força, e parcialmente porque ele ainda está ma-lu-co por descobrir que devia ser hetero sexual. Imaginamos ele pensando: "Se eu dormir com uma mulher, vou ter que ir para casa edestruir meu piano. Será que eu ainda vou poder dirigir um Volvo? E quanto as minhas viagens de carona com Emmett?".
Também tem algo que envolve o "clan Denali". Aparentemente é ilegal para vampiros ter bebês (é é suposto ser impossível de qualquer maneira) e se a regra for quebrada, a máfia de vampiros italianos do segundo livro vai matar o bebê vampiro e sua família. Bella tem um sonho sobre um bebê vampiro sentado numa pilha de corpos de todos que ela se importa (imaginamos a cara do editor de Meyer olhando o manuscrito original).
Neste ponto, o leitor está chocado ao descobrir que Stephenie Meyer está usando vampirismo para tecer uma metafora sobre os medos adolescentes sobre amor e intimidade física. Bella ama Edward tanto que está querendo dar sua vida por ele. Este desejo, que parece nem um pouco saudável a primeira vista, é possível apenas por sua ABSOLUTA confiança no fato que ele NUNCA esteve disposto a machucá-la.
Antes disso tudo, entretanto, o casal tem mais uma de suas brigas enfadonhas. Vampiros, especialmente Edward que é Tão especial, devem ter super-força selvagem, e Bella quer ter sexo com ele antes que Edward se torne um vampiro. Ele pensa que isso vai machucá-la. Bella diz que não se importa. Nós pulamos algumas páginas.
Antes de ter sexo, Meyer lembra que ela está escrevendo suas fantasias para uma audiência agora. Então abruptamente ela coloca um "fade out" para adolecentes, disapontando os fãs masculinos de Crepúsculo que estavam esperançosos para ver um olhar mais próximo de Edward.
Então Bella acorda, ela está coberta de penas, pois o sexo foi tão apaixonado que Edward mordeu um travesseiro. Então Edward nota que Bella está coberta de cicatrizes. Ela tenta afastar sua preocupação e os dois discutem o quão infelizes eles estão agora por ter os deixado infelizes antes por serem infelizes... E precisamos dar um tempo na leitura por alguns minutos. Mas aprendemos mais algumas coisas:

1) Não importa se ele te machuca;
2) Ele só fez isso porque te ama.

Excluindo todo o sexo questionável, você pode estar pensando que talvez este livro não seja tão má influência para garotas adolescentes, pois elas não vão para a cama com alguém até o ponto que ele prove que ele te ama, segundo a mensagem. E Stephenie Meyer pega esta confiança, a usa para pegar seu endereço e número de cartão de crédito, então entra na sua casa e envenena o seu cachorro. Sabe por quê?
Longa história curta: Bella fica grávida. Vai tudo ladeira abaixo a partir daqui.

Depois de um monte de lixo relacionado com vampiros/lobisomens que ninguém dá a mínima, Jacob, Edward e a irmã de Edward, correm atrás de um médico rápido para ajudar no parto do demoniozinho que cresce rápido. Bella tem um só trabalho, não foder com tudo até o médico chegar! Sendo uma heroína bobinha adorável, ela não consegue lidar com isso. Ela faz uma viagem até o banheiro e o leitor é brindado com o som da placenta se rompendo (um "som de algo rasgando abafado"-Obrigado pela imagem, Meyer, sua vaca) e uma descrição da bexiga de Bella se soltando (um fluxo imenso de urina descendo por suas pernas no chão) e - Oh, espere, este é um romance de Stephenie Meyer, então a heroina apenas faz coisas ainda mais delicadas. Como "vomitar uma fonte de sangue". Não, nós não inventamos esta parte.

Com o bebê sufocando, Edward decide fazer uma "Cesárea Vampírica". Jacob anota o nome "Cesárea Vampírica" como um possível nome pra sua futura banda de punk, e corre pra junto de Bella a tempo de ouvir sua espinha quebrar. Novamente, não estamos inventando:

Mais um barulho de algo se partindo dentro de seu corpo, o mais alto até agora... Suas pernas que estavam se enrolando em agonia, agora ficaram moles, se expandindo de uma forma não natural.
"A Espinha dela", ele engasgou em horror.

Está apenas implícito, mas pensamos que Edward tentou animar Bella sobre a coisa da paralisia dizendo 'Hei gatota, pelo menos não precisamos de uma anestesia peridural!'. Bella agoniza mais um pouco, e Jacob sai um pouco do parto para aleatoriamente bater na irmã de Edward. Em certo ponto, Edward rasga o útero de Bella e entrega o bebê.

Ele rasga o útero dela com seus dentes!

Então ele a empala com uma seringa cheia de veneno vampirico.

Neste ponto, o leitor está cheio de tudo, menos calma. Pelo menos nada, nada no mundo, pode ser mais perturbador que isso. Exceto, claro, quasi-pedofilia ou algo assim. Felizmente, claro, isso seria inaceitáv...

Então Jacob cai loucamente de amores com a garotinha que acabou de nascer.

Não, não queremos dizer no sentido de 'Oh, estou adorando este momento que eu vi'. Queremos dizer no sentido amoroso de amor; Na verdade, o que estamos tentando dizer - e nos deixe saber se você ainda não entendeu - é que Jacob o estuprador errante e o pequeno bebê vampiro vão se casar e ter bebês.

O que Jacob fez, Meyer explica, é "carimbar" o bebê. "Carimbar", no universo de Crepúsculo, é o que acontece quando um lobisomem encontra sua alma gêmea. Significa que os dois estão destinados a ficarem juntos, não importa o que. E se a garota não quizer a princípio? Dançou, pois ela não pode mais "não querer"! É a versão psiquica do Ecstasy.

Devemos ter nos enganado, entretanto, pois achamos esta citação da autora:

"Eles terminam sendo vampiros da maneira que eles são, pois eu tenho opiniões fortes sobre vontade própria. Não importa em qual posição você está, sempre tem uma chance. Então eu tenho estes personagens que estão numa posição que normalmente deveriam ser caras maus, mas, ao invés disso, eles escolhem ser diferentes - um tema que sempre será importante para mim"

Aparentemente, Jacob está escolhendo ser um pedófilo

Enquanto isso, Bella acorda e descreve como ser uma vampira, e nos parece que é muito pior do que estar drogado por cogumelos:

"A luz brilhante sobre minha cabeça era cegantemente clara, e ainda eu opude ver claramente o cordão incandescente do filamento dentro da lâmpada. Eu pude ver cada cor do arco-iris na luz branca, até a beira do fim do espectro, uma oitava cor que eu não pude encontrar nome. Por trás da luz, eu pude distinguir gãos individuais no teto acima de madeira negra. Na frente dele, eu pude ver as partículas de poeira no ar, os lados da luz tocados, e os lados negros, distintos e separados. Eles orbitam como pequenos planetas, se movendo em volta um dos outros em uma dança celestial."

Então ela olha para as próprias mãos por 40 minutos e anuncia "A pessoa real está, tipo, por baixo da pele, maluco".

Nós presumimos que há mais neste livro, mas desistimos depois de malditas 50 páginas de Bella cintilando.

Só para constar: Robert Pattinson, o interprete de Edward no filme Crepúsculo, ficou aparentemente tão arrependido de ter se envolvido no projeto (apesar de já ter contrato para três filmes) que saiu falando cobras e lagartos de Stephenie Meyer. Confira esta entrevista abaixo, e prestem atenção principalmente a partir dos 3:10 quanto o entrevistador pergunta sobre a conexão entre o personagem dele e o livro. Pattinson responde, entre outras coisas, que acha que (resumindo) "Meyer escreveu sobre suas próprias fantasias sexuais num livro que não deveria ser publicado. Ela está completamente louca e submersa em sua própria criação ficcional."