Vamos pensar um pouco: quantos filmes são necessários para contar uma história? Ou uma mitologia? Aí entram as franquias cinematográficas, sejam lançados para dar vasão aos desdobramentos da história original ou contar várias diferentes, não importa. A maioria delas é feita por $$$ e enquanto estiver lucrando estarão sendo desenvolvidas. Alguns não teriam rasão de existir, porém têm instalações interessantes, outras simplesmente você pensa o que raios algum produtor bebeu e não sabe quando (e como) parar.
Seja como for, novamente queremos sua opinião, o Tablóide quer saber: Qual é a Franquia Mais Desnecessária do Cinema de Horror? Para escolhermos nossos seis concorrentes (em ordem crescente por número de filmes), levamos como critérios: 1) apenas franquias que possuem 5 filmes ou mais; 2) Remakes, prequels, reboots e crossovers são tratados como elementos da mesma franquia. Vamos lá?
Opção 1: Natal Sangrento (Silent Night, Deadly Night)
Ano do Primeiro Filme: 1984
Quantidade de Filmes: 5
Por que é desnecessário?: Vamos dar um desconto para o primeiro, realmente é bom. Mas não se justificaria os outros quatro, a parte 2 (também conhecido como "Garbage Day!") é ruim, a três também, a quatro é pior e quanto Brian Yuzna resolveu se meter, fez a quinta parte que é o fundo do poço.
Opção 2: O Duende (Leprechaun)
Ano do Primeiro Filme: 1993
Quantidade de Filmes: 6
Por que é desnecessário?: O primeiro já não era grandes coisas, pelo menos tinha uma desconhecida Jennifer Aniston no elenco. Os demais também foram ladeira abaixo. E pior, as distribuidoras nacionais (tanto em VHS como em DVD) deram nomes diferentes para cada continuação, tornando o trabalho de acompanhar a franquia um fardo.
Opção 3: Colheita Maldita (Children of the Corn)
Ano do Primeiro Filme: 1984
Quantidade de Filmes: 7 (o 8º é um remake para a TV que está para sair)
Por que é desnecessário?: O material escrito por Stephen King mal renderia um filme inteiro, quanto mais sete. Absolutamente irregulares e algumas vezes repetitivas, nenhuma continuação trouxe boas idéias para uma franquia.
Opção 4: Terror em Amityville (Amityville)
Ano do Primeiro Filme: 1979
Quantidade de Filmes: 9
Por que é desnecessário?: O primeiro é legal (e por tabela, o remake), o segundo é o melhor, o terceiro é ruim, mas eu até dou um desconto por causa de Meg Ryan, mas acabou. Caindo direto no mercado de vídeo, as demais continuações são horríveis e não se justificam: "Amityville Relógio" e "Amityville Casa de Boneca" é Lexotan a 100%.
Opção 5: O Mestre dos Brinquedos (Puppet Master)
Ano do Primeiro Filme: 1989
Quantidade de Filmes: 9 (com um 10º para lançamento em 2009)
Por que é desnecessário?: Os bonecos são legais, o primeiro é muito bom e existe até uma constância nas continuações, mas não há saco que guente 9 filmes com roteiros muito similares. Talvez uma série de TV seria mais indicado neste caso.
Opção 6: Witchcraft (Witchcraft)
Ano do Primeiro Filme: 1980
Quantidade de Filmes: 13
Por que é desnecessário?: Pelo que pude apurar, Witchcraft é a maior franquia ocidental do cinema de horror (perde para franquia chinesa "Troublesome Night" com 19 filmes até o momento), mas e daí? Todos os Witchcraft são remakes uns dos outros: Mostre peitos, espirre sangue e mulheres gostosas dentro de pentagramas. Então me diga se essa franquia era necessária.

A enquete fica aberta até domingão, 3 de Maio. Vote, vote, vote!!!

3 gritos:

Anônimo disse...

eu acho a franquia natal sangrento totalmente fail,o 1 ja bastava. Valew,boa enquete!

Eduardo disse...

O primeiro filme de Colheita maldita já é ridiculo,sete é uma vergonha para os filmes de terror

Hiago disse...

O duende. Eu ainda não vi nenhum, mas pelo jeito deve ser uma porcaria de fraquia =X (uma sugestão: Não sei se tem ou ja teve, mas seria legal se tivesse uma enquete para escolher a melhor franquia... vlw)