O nome dele está no restaurante de "Monstros S/A" (2001), da Pixar, e no piano de "A Noiva-Cadáver" (2005), de Tim Burton, lembrando às novas gerações seu papel fundamental no desenvolvimento da animação.
Festival Anima Mundi reverencia mestre do "stop motion", o americano Ray Harryhausen
O norte-americano Ray Harryhausen (foto), mestre do "stop motion" (técnica que filma, quadro-a-quadro, bonecos articulados em cenários em escala, dando a impressão de movimento), também terá seu nome destacado hoje, na abertura do 16º Anima Mundi para o público, em São Paulo.
No Papo Animado conduzido por Arnold Kunert, que trabalha com Harryhausen há mais de uma década --com 88 anos, o homenageado não pôde vir ao Brasil--, o público poderá ver os incríveis monstros e bonecos criados desde 1949.
"Acho seguro dizer que ele foi o indivíduo que mais teve influência na indústria cinematográfica em geral, tendo em vista como os efeitos especiais se tornaram parte integral do negócio", afirmou Kunert à Folha, no Rio. "Nos últimos 25 anos, todos os artistas de efeitos especiais que foram indicados ou venceram o Oscar citam Ray como inspiração."
O público também poderá conferir o trabalho de Harryhausen em clássicos como "Fúria de Titãs" (1981), "Jasão e os Argonautas" (1963) e "As Novas Viagens de Simbad" (1974), que serão exibidos em sessões até domingo (27/7), no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil. Confira endereços, programação e valor dos ingressos no site oficial do evento.

Retirado da: Folha on Line