Visitante olha para modelo de um alien-rainha durante a exibição The Science of Aliens (A Ciência dos Aliens, em tradução livre), no Museu de Ciência Emergente e Inovação, em Tóquio. A exibição, que já dura 3 meses, terminará em 16 de junho, e atraiu mais de 100.000 visitantes.
Eles uniram suas forças. E agora, eles estão decididos a assaltar as grandes metrópoles da Terra! Mas os terráqueos curiosos que são atraídos por especulações sobre a existência ou inexistência de seres extraterrestres, se sentirão bem á vontade diante desses estranhos invasores. Os tais aliens são apenas peças insólitas que fazem parte da exposição intinerante The Science of Aliens. Quando esse evento foi aberto no Montreal Science Centre (no Canadá), os visitantes poderam percorrer 4 pavilhões cheios de atrações.
A Zona 1 (Alien Fiction) aborda como o medo do desconhecido era projetado através de mitos da Antiguidade, e que de certa forma ele continua a ser explorado através das criaturas traiçoeiras feitas para a cultura de massa atual. Em meio a alguns dragões e duendes, também foram incluídas réplicas da Alien-Rainha vista em Aliens, o Resgate (Aliens, dirigido por James Cameron em 1986) e do Predador favorito do "caçador-que-virou-caça" Dutch (que deu o ar de sua desgraça em Predator, dirigido por John McTiernan em 1987) para ilustrar essa idéia. A Zona 2 mostrou algumas insólitas criaturas que habitam nosso planeta. Formas de vida insólitas, que bem poderiam inspirar escritores e demais artistas a criarem seus próprios alienígenas. Entre elas, as aranhas-do-mar, que possuem órgãos vitais localizados nas partes superiores de suas patas, e outras criaturas que habitam mares sombrios e fossas abissais.
Na Zona 3, surgem Aurelia e Blue Moon, dois cenários interplanetários interativos, onde os visitantes são incentivados a explorarem os mais diversos pontos. Especialmente planejados por alguns cientistas para especular e simular como funcionaria um completo ecossistema possibilitando o surgimento de vida extra-terrestre. Das peculiares condições climáticas até as aparências que uma fauna e flora assumiriam dentro de outro mundo.
E na Zona 4, somos levados aquele intrigante questionamento: existe vida inteligente fora da Terra? Neste pavilhão, nos deparamos com as intricadas formas que os cientistas desenvolveram para emitir e capturar estranhos sons vindos do espaço sideral, além de outros tipos de comunicações em plena Via-Láctea.
The Science of Aliens começou sua turnê mundial em Londres, no ano de 2005. Depois de passar pelo Montreal Science Centre ela se encontra instalada no Museu de Ciência Emergente e Inovação de Tóquio até 16 de junho. Pelo menos até agora, não há previsão de que ela venha aterrisar em algum museu ou centro de convenção aqui no Brasil.